Pages

Subscribe:

sábado, 1 de setembro de 2012

Monitores de computador

Hoje vamos abordar um tema bem interessante, vamos falar de um periférico MEGA importante na vida dos usuários assíduos de computador, o monitor lcd ou monitor led. Vamos falar um pouco da sua história, da sua importância no uso do pc, dos tipos existentes entre outras curiosidades. Vamos lá?
Vamos começar pela importância desse periférico, assim como uma mente que muito pensa, mas pouco exibe seu trabalho acaba se tornando vaga, imagine o que seria dos computadores, se não fosse visualizado o que está sendo feito, experimente desligar sua tela e veja como fica impossível se orientar sem uma interface gráfica, sem enxergar o que está sendo feito, pois é, está ai a importância desse periférico. Vamos aos primórdios, como tudo começou: O exemplo que citei acima não é tão absurdo assim não, em meados dos anos 50 exibir em uma tela o que estava sendo realizado era coisa de filme de ficção cientifica, até a televisão ainda era uma super novidade que estava começando a se tornar mais popular. Os primeiros computadores, aqueles enormes que ocupavam muito espaço e utilizavam muitos metros de cabo, utilizavam cartões perfurados como entrada e muitas páginas de impressão de dados de monitoramento, somente os programadores da época com seus cérebros de gênios eram capazes de compreender o que os inúmeros caracteres significavam. Naquela época, com equipamentos daquele tamanho era impossível ter um computador pessoal, mas felizmente a televisão contribuiu muito para a guinada que aconteceu no monitoramento computacional. Muito diferente do conceito atual de monitores, o teleimpressor usava uma televisão para imprimir os mesmo caracteres numa tela de vidro, economizando muito papel.



E a partir daí vieram vários tipos de monitores, como os de tela verde (monitores monocromáticos). Logo após, na década de 80 vieram os micros com tela coloridas, que não eram totalmente coloridos, mas foi um estouro na época, logo após vieram os micros com tela de cristal liquido e as telas compactadas, e assim foram evoluindo com o passar 

do tempo, um bom exemplo atual são os monitores LCD, mas ainda sim os CRTs, em 
qualidade, são melhores que os LCDs, porém suas dimensões e o peso colocam o grandalhão 
em desvantagem, no entanto, os seus baixos custos ainda o fazem presentes em varias 
residências.
Você que não tem tanto conhecimento de tecnologia deve estar se perguntando, CRT, LCD? O que significa? Bom, são 2 tipos de monitores disponíveis atualmente no mercado.
Os CRTs ou tubo de raio de catódico são maiores e mais largos e você provavelmente já deve estar mais familiarizado com ele, são bem parecidos com televisores, tem peso maior e são mais volumosos, eles são mais baratos (como já havíamos citado) mas ocupam bastante espaço.
Vamos ao LCD, os LCD’s ou monitores de cristal liquido, ou monitores de tela plana, são bem mais finos, muito mais leves e com um design bem mais bonito, eles ocupam menos espaço, emitem menos radiação, são melhores para os olhos e possuem uma resolução melhor que o monitore CRT. Dentro do mundo dos monitores LCD existem vários super lançamentos, como LCD LED, OLED, Monitor 3D e monitor holográfico, estes podem chegar a custar até 20.000 reais.
Agora que você conhece mais sobre monitores, suas funções, vantagens e desvantagens, confira na Bnac os melhores e mais atuais modelos do mercado.

0 comentários:

Postar um comentário