Pages

Subscribe:

domingo, 26 de agosto de 2012

História do mouse, evolução e tipos existentes.

Bom, hoje vamos de falar do mouse, um periférico que, para nós, usuários assíduos do computador, é indispensável.
O mouse evoluiu muito desde sua criação, com o crescimento da tecnologia, várias versões foram criadas e no post de hoje, vamos contar sua história e sua evolução, vamos lá?
O que é um mouse?  Em sua essência, o mouse nada mais é que um dispositivo que controla um cursor (ponteiro) na tela da máquina, servindo como uma ponte entre o usuário e o computador, é como um meio de comunição entre o homem e a máquina.

Criado em 1968 por Douglas Engelbart, o primeiro mouse se chamava XY Position Indicador For A Display Sistem, era uma caixinha de madeira com um cabo e um botão feito de maneira artesanal, esse mouse foi muito pouco utilizado, devido à falta de necessidade de tal dispositivo pois os computadores da época utilizavam apenas textos sem cursores na tela, assim não tinha necessidade do uso do mouse. A partir da primeira metade da década de 80, mais precisamente em 1983, a Apple passou a usar o mouse como dispositivo apontador em suas máquinas e a partir daí, o mouse se tornou parte integrante dos atuais PCs.
                                                        (XY Position Indicador For A Dislpay System )
O nome mouse (RATO) foi criado pela equipe de Engelbart, mas não se sabe exatamente quem foi o criador. Ao olhar o mouse eles associaram com a imagem de um rato, já que o cabo lembrava bem vagamente a cauda do animal.
Vamos aos tipos de mouse, a diferença no funcionamento de um mouse para outro mouse.
O funcionamento dos mouses só não é tão fácil de explicar pela quantidade de tipos de mouse existentes, mas basicamente concentra-se em apenas 2 , os mouses com esferao popular mouse com “bolinha” e os mouses ópticos e sua variação, os mouses a laser, o que torna os vários tipos de mouse diferentes entre si são as formas utilizadas para permitir a movimentação do cursor e dos cliques, sendo assim, vamos definir direitinho a diferença desses mouses citados acima.
Esse, por bastante tempo foi o mouse mais utilizado, esse é o modelo do XY Positon Indicador For A Display A System, a principal característica desse mouse é que ele possui uma esfera (bolinha), coberta por uma camada de borracha, que quando girada faz o cursor se movimentar na tela, essa esfera é localizada na parte de baixo do dispositivo, com uma parte dela para fora.

Esse mouse tem esse nome porque ele utiliza um dispositivo óptico no lugar da esfera para orientar a movimentação do cursor na tela, ele tem uma vantagem: por não haver peças internas, o seu tempo de vida útil é maior e a precisão dos movimentos aumenta por causa da maior sensibilidade do mecanismo óptico, fazendo com que esse mouse seja ideal para as tarefas cotidianas.

Dentro da categoria dos mouses ópticos, existe também o mouse wireless, ele funciona da seguinte forma: Por ser sem fio, a sua transmissão é feita por um transmissor e um receptor, o transmissor fica dentro do mouse, já o receptor é um dispositivo que se conecta em uma das portas periféricas do computador, como a USB. O mouse usb grava os movimentos e cliques do usuário e os manda para o receptor, assim que recebe, ele decodifica os dados e os envia para o computador, pelo tempo que esse processo leva, esse tipo de mouse fica em desvantagem se comparado com os que utilizam cabos.

Agora que você já conhece mais sobre os mouses, faça uma visita à loja de informática e escolha o que mais de adapta ao seu estilo de vida.

1 comentários:

Postar um comentário