Pages

Subscribe:

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Som de carro.

Hoje vamos de falar de um artigo que geralmente todos os donos de algum tipo de automóvel adoram: o som de carro, hoje em dia é normal ver carros com som altíssimo desfilando por aí a qualquer hora do dia e lugar, não precisa mais acontecer nenhuma atração diferente ou ser época de eleições para os carros passarem pela gente com um som no último volume, pois é, o som de carros caiu no gosto do povo e não são só os homens que adoram um som de alta potência, o som de carros caiu no gosto da mulherada também. É muito normal, hoje em dia, ver mulheres com som no último volume, e nós da Bnac vamos contar um pouquinho da história do som automotivo, como foi criado e o porquê de ser tão amado. Vamos lá?
Como tudo começou:
Em 1930, a Motorola fabricou o primeiro rádio para uso em automóveis, pois antes disso os rádios existentes eram tão grandes e cheio de coisas que era totalmente inviável usá-lo dentro de um automóvel, a instalação desse rádio próprio para automóveis era feita em lojas de acessórios, isso mesmo, acredite! Não vinha junto com o carro, somente no ano de1948 foi que as montadoras começaram a comercializar o rádio como opção para os seus automóveis tops de linha, e logo mais no ano de1953 finalmente as válvulas foram abolidas e deram lugar aos transitores. Os toca fitas apareceram exatamente no ano de1965, mas era um sistema de fitas diferentes dos usados há alguns anos atrás, era chamado de 8 faixas. Já o CD foi desenvolvido em conjunto pela Philips e Sony e teve sua introdução no comércio no ano de 1982 e já em 1984 a Pioneer havia vendido o seu primeiro CD player para automóvel e em 1987 o primeiro Magazine de CD’s para carro.


A partir daí aconteceram uma infinidade de coisas, o cd no formato MP3 entre outros, os carros começaram a ser customizados e hoje o foco das atenções é o som automotivo (som de carro) apesar de parecer simples, quando falamos som de carro, a verdade é que a gama de equipamentos e itens a ser utilizado é enorme, dando muitas opções de montagem e customização para um resultado final de maior qualidade. O mais convencional é utilizar o alto falante nos locais originais do veículo e os subwoofers e os amplificadores no porta malas, para isso precisam ser passados cabos de alimentação, de sinal pré amplificado até o porta malas. Como os cabos de sinal são mais suscetíveis a ruídos e interferências eletromagnéticas externas, são usados de preferência cabos blindados. Cuidado e muita atenção são essenciais na montagem de qualquer tipo de som para carros.
Para projetos de alta fidelidade, se usa normalmente um par de alto falantes na parte da frente do veiculo, sempre direcionados ao motorista e na altura dos ouvidos, como não se pode instalar caixas acústicas de 5-10L no painel, é comum encontrar os tweteers ou pezinhos acústicos em caixas acústicas na porta.
Agora que você já tem mais informações sobre som automotivo, faça uma visita à Bnac e atualize o som do seu carro.

1 comentários:

Postar um comentário