Pages

Subscribe:

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Módulos de potência para carros.


Os módulos de potência para carros ou amplificadores (podem ser chamados das duas maneiras) são equipamentos eletrônicos, eles recebem o sinal enviado pela unidade principal, o amplificam, ou seja, aumentam, e o usam para alimentar os alto falantes, a fonte de energia usada para esse processo é a bateria do carro. Atualmente, existem dois tipos de amplificadores no mercado, que por sua vez apresentam duas categorias de fabricação e uso: os Booster e os Mosfet. A função desses dois tipos é a mesma que eu já citei acima. Vamos às definições de cada tipo.
Amplificadores Booster: Há alguns tipos de unidades centrais que possuem saídas amplificadas ou pré-amplificadas. Esse tipo de amplificador Booster é capaz de pegar os sinais pré-amplificados ou amplificados e dar um ganho de potência ainda mais alto ao som final, quando usados com um bom conjunto de falantes, os resultados são ótimos, em contra posição, quando usados com falantes não tão bem preparados, podem apresentar distorções, ruídos e falhas na reprodução.
Amplificadores Mosfet: Esse tipo de amplificador apresenta bem mais qualidade que os Booster, mas não são tão voltados assim aos imensos ganhos de potência, mas isso não precisa ser uma preocupação se visarmos o melhor aproveitamento dos equipamentos e a qualidade final do som, para a o melhor funcionamento do Mosfet nada que bons módulos secundários não resolvam.
Agora vou passar para vocês algumas dicas infalíveis para uma instalação de módulos mais segura.
Para começar, identificar seu módulo, ler sobre ele, sobre potência, cabos, entradas e saída. Logo após, certifique-se das possibilidades de ligação do mesmo, tenha muito cuidado com os componentes, pois qualquer contato entre os cabos da bateria e a potência, alto falantes, aparelhos de som e ainda a lataria do carro podem ocasionar a queima dos componentes e ainda um super choque.

Para começar, vamos aprender o que são as iniciais do módulo:
- REM é a antena elétrica do veículo.
- BATT+ é o positivo da bateria.
- GND é o negativo para a bateria.      
- SUB+ e SUB- são as saídas para os subwoofers.
- SPEAKER +e- são as saídas para alto falantes, cornetas ou tweeters.
Geralmente os módulos têm duas entradas com quatro pinos que dizem R+--+L, essas são as entradas para a saída de som do aparelho.
Tenha sempre a mão todos os fios, cabos e conectores necessários, para os subs você deve usar fios grossos, e faça o mesmo com os cabos das baterias. Se for instalar por conta própria, coloque fusíveis de 10/a, para caso aconteça um eventual acidente queime os fusíveis e não o seu módulo. No caso dos fios serem instalados invertidos ocorrerão chiados e os falantes não vão tocar com força.
Se mesmo depois dessas dicas você não se sentir seguro para fazer a instalação, procure um profissional, pois sairá mais em conta o pagamento do profissional do que a reposição de um equipamento perdido.
Ficou com vontade de aumentar a potência do seu carro com um módulo de potência? Você encontra os melhores modelos na nossa loja WWW.bnac.com.br

0 comentários:

Postar um comentário