Pages

Subscribe:

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Instrumentos musicais


É praticamente impossível saber ao certo, quem criou, quando e onde surgiram os primeiros instrumentos musicais, os primeiros sons, o que sabemos com certeza é que isso tudo é bem antigo, sabemos também que o homem começou a construí-los para imitar os sons da natureza, como o vento, o trovão, o canto dos pássaros e até os rugidos das feras, antes disso, o único som que emitiam era através de batidas dos pés e das mãos. O que se sabe também é que na Idade da Pedra Lascada, quando o homem produzia objetos somente com pedra e madeira, surgiram os primeiros apitos e chocalhos, feitos com madeiras que eram retiradas da natureza e ossos, por exemplo, serviam de apitos e flautas. Outro instrumento que também é bastante antigo é o tambor, há mais de 10 mil anos eles eram produzidos com bambu e peles de animais, e eram utilizados em rituais religiosos para a comunicação à distância. Logo após, surgiram os primeiros instrumentos com cordas, um deles é a harpa, que teria sido originada dos arcos de caça quando faziam barulho ao roçarem nas cordas. De pouquinho em pouquinho, esses sons viraram música, e assim foi criada a Lira, o instrumento favorito dos Gregos para acompanhar a leitura, há quem diga que teve origem no início da história dos povos, era o símbolo de Apolo, o deus da música e da poesia. Passado um pouquinho de tempo, começaram a surgir alguns instrumentos um pouco mais complicados de se construir e tocar, como por exemplo, o cravo, criado no século 14 - ele é considerado o avô do piano, (esse apareceu só 400 anos depois) e um bom tempo depois, no século passado, foram criados os instrumentos elétricos, como a guitarra, por exemplo.


As pessoas classificam os instrumentos de várias maneiras, em geral eles são classificados de acordo com o material que são feitos e no modo como o som que emitem é produzido, no entanto os especialistas preferem os classificar em três famílias grandes: os de sopro, corda e percussão. Violino, violão, contrabaixo, harpa e guitarra estão classificadas na categoria dos instrumentos de corda, as cordas usadas nos instrumentos são feitas de aço, latão, tripa ou nylon, são presas pelas extremidades e quase sempre sobre uma superfície de madeira, o som que eles emitem é produzido por meio da vibração dessas cordas, a altura do som varia de acordo com o tamanho e a largura das cordas. Já nos instrumentos de sopro, o som emitido por eles é resultado do ar que passa dentro do tubo, a intensidade do som depende do tamanho do sopro e da quantidade de buraquinhos que estão abertos ou fechados no instrumento. A flauta, o saxofone e o clarinete são os mais conhecidos, mas existem muitos outros. Agogô, pandeiro e triângulo são alguns instrumentos de percussão, nesse caso, o som emitido por esses instrumentos são resultados do toque de alguém, por exemplo, precisam que alguém o toque em determinado ritmo, para que se transforme em música.
Bom, essa é uma breve historia sobre os instrumentos musicas, se você ficou interessado em aprender a tocar, ou está pensando em adquirir algum instrumento, entre na nossa loja Bnac. Lá você encontra uma sessão inteira só de instrumentos musicais. Visite-nos.

0 comentários:

Postar um comentário